Brazil Machinery Solutions

Máquinas e equipamentos são tema de estudo da Apex-Brasil sobre potencial exportador




18 - novembro - 2019

Levantamento aponta São Paulo como potencial exportador e mostra um panorama geral da economia do estado

O setor de máquinas e equipamentos é destaque de um levantamento produzido pela Apex-Brasil sobre o potencial exportador de São Paulo. O estudo, além de trazer um panorama geral da economia do Estado, mostra as oportunidades para exportação de produtos.

Chamado de ‘São Paulo – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos – Máquinas e Equipamentos 2019’, o material identifica o cenário para exportações, assim como os tipos de investimentos externos diretos feitos em São Paulo.

De acordo com o levantamento, as exportações de máquinas e equipamentos do estado totalizaram US$ 7,4 bilhões em 2018, e cresceram em média 9,4% ao ano entre 2015 e 2018. São Paulo concentra mais da metade do valor da transformação industrial (VTI) do setor em relação a todos os outros estados brasileiros.

O estudo ainda aponta que os subsetores mais atrativos para exportações são máquinas e aparelhos de terraplanagem, perfuração, tratores, demais máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, rolamentos e engrenagens, e geradores e transformadores elétricos.

Já quando o assunto é serviços, as principais empresas exportadoras indicam o predomínio de multinacionais do setor financeiro e de tecnologia, reforçando o estado como o principal centro financeiro e o mais importante polo de tecnologia da informação e comunicação do país. Para conferir o material na íntegra acesse o link: https://bit.ly/33RJ58e